"Outlook.com" caminha para de se tornar um PWA

A versão Web do Outlook, serviço de e-mail da Microsoft está se tornando um PWA - sigla para Progressive Web App. Pelo menos foi isso que notaram alguns desenvolvedores, que encontraram a função, em fase de testes. Dessa maneira, o Outlook.com começa a ser convertido em mais um aplicativo web da companhia.

Até então, o serviço de e-mail não poderia ser instalado por outros navegadores, como a versão Chromium do Microsoft Edge. A mudança irá permitir que qualquer usuário do Outlook instale o app web no Windows, macOS, Chrome OS e em outras plataformas que oferecem suporte para PWAs.

A novidade deve ser uma alternativa bastante útil para quem já usa aplicativo na área de trabalho do Windows e, principalmente, para os clientes Windows Mail, fornecido como parte do pacote Windows 10.

A nova ferramenta já está disponível para usuários com navegador Chromium, como o Chrome ou o Brave. Para estes usuários ativarem o Outlook.com, eles podem simplesmente "instalar" o app a partir da barra de endereço. Dessa maneira, a página será tratada como se fosse um aplicativo nativo no Windows ou no macOS.


Mas afinal o que são PWAs?
Os PWAs são sites com algumas ferramentas que os turbinam, como melhor cache, recursos de notificação e funcionalidade em segundo plano, que o fazem parecer mais com aplicativos tradicionais que vemos em smartphones. Mas, ao contrário dos apps, um Progressive Web App pode ser entendido como uma evolução híbrida entre sites e um aplicativo móvel.

Desde o ano passado, a Microsoft vem adotando, de maneira gradual, os PWAs para aplicativos do Windows e o Outlook é uma pista de que, em breve, deveremos ver esse recurso usado de maneira semelhante para outros produtos da companhia, como o Word e o Excel.

Vale lembrar que enquanto o Outlook.com está se aproximando para se tornar um PWA, ainda falta o recurso para uso offline no momento. Além disso, para que a versão web do Outlook concorra com o aplicativo Windows 10 Mail, precisará receber mais um pouco de atenção dos desenvolvedores e mais alguns recursos.

Nessa história, a Microsoft também está experimentando trazer o suporte do Gmail, do Google Drive e do Google Calendar para o Outlook.com. Outra boa notícia para esta integração é que a fabricante do software já confirmou que está "experimentando a funcionalidade com um pequeno conjunto de usuários do Outlook.com."

Fonte: Canaltech

Javally PWA

A Javally Web Sulotions, desde julho de 2019 vem desenvolvendo plataformas com a tecnologia PWA. A ideia é tornar o acesso mais dinâmico, mais leve para todas as plataformas, dando atenção ao mobile, que representa hoje a grande maioria dos acessos na web.

PWA veio pra ficar

A tecnologia combina os melhores elementos de sites otimizados para dispositivos móveis e aplicativos nativos, além de reduzir suas desvantagens.

Os PWAs são mais eficientes que os aplicativos nativos. Eles trabalham sob demanda e estão sempre acessíveis, sem ocupar a valiosa memória ou dados de um smartphone. Ao escolher usar um PWA em uma versão nativa do mesmo aplicativo, os usuários consomem menos dados (como é o caso do PWA do Twitter). 

Do ponto de vista do desenvolvedor, os Progressive Web Apps também são mais econômicos. Eles são mais rápidos de construir e atualizar. Você também pode criar uma versão do aplicativo e exibi-la de forma perfeita e idêntica em todos os dispositivos. Em vez do mercado segmentado de aplicativos móveis nativos – onde as empresas precisam de uma estrutura de aplicativos separada para dispositivos Apple, Windows e Android – os PWAs são unificados para funcionar em navegadores comuns a todos os dispositivos. Melhor ainda, eles custam menos para desenvolver do que um aplicativo móvel nativo.


Fonte: Forbes Obg